Emedix - Portal de saúde com informações sobre doenças, prevenção, tratamento, saúde no dia a dia, nutrição e qualidade de vida.
Imagens
Diretório de Saúde Dicionário Médico Medicamentos Genéricos Comunidades Virtuais
Saúde no dia-a-dia
linha
  Alimentação Saudável
linha
  Atividade Física
linha
  Saúde da Família
linha
  Vitaminas/Sais Minerais
linha
  Fitoterápicos
linha
Doenças e Prevenção
linha
  Artigos médicos
linha
  Perguntas & Respostas
linha
  Ponto de Vista
linha
Descobertas Científicas
linha
  Notícias da Semana
linha
  Arquivo de Notícias
linha
  Notícias Setor Saúde
linha
  Agenda de Eventos
linha
Variedades
linha
  Cartão virtual
linha
  Teste seu conhecimento
linha
  Pesquisas Online
linha
  Serviços ao Leitor
linha
sobre nós
linha
  Equipe
linha
  Colaboradores
linha
  Campanhas de saúde
linha
  Anuncie Conosco
linha
  Termo de Compromisso
linha
Desenvolvimento: Tecnoweb

Saúde da Família

Mantenha a mente em forma.

Mantenha a mente em forma.

A perda de memória é uma das reclamações mais freqüentes entre as pessoas com 50 anos ou mais, por temerem que possa ser um sinal de demência (declínio mental que pode chegar ao ponto de afetar atividades diárias, como por exemplo a doença de Alzheimer). Mas demência é muito mais do que esquecimento; a maioria das pessoas que eventualmente possuem lapsos de memória têm simplesmente muita informação/preocupação na cabeça.

Apesar da impossibilidade de prever a perda de memória, podemos adotar medidas simples para prevení-la.

1. Exercite sua mente

Assim como a atividade física mantém o seu corpo forte, a atividade mental mantém sua mente ágil e perspicaz. Aprenda a tocar um instrumento musical, faça palavras-cruzadas, experimente um novo hobby, leia, aprenda uma nova língua.

2. Mantenha-se ativo

Exercitar-se diariamente por cerca de meia hora pode melhorar a circulação do sangue para o cérebro. Na sua rotina de exercícios, três componentes são importantes:

  • Atividade aeróbica cinco vezes por semana (bicicleta, natação, entre outros) – desacelera a perda de capacidade aeróbica associada à idade e aumenta a estamina e a resistência. Ainda pode diminuir a pressão alta, o que reduz o risco de derrame, doenças cardíacas e renais, e outras condições relacionadas.
  • Treino de força de duas a três vezes por semana (levantamento de peso) – pode diminuir ou reverter a perda muscular associada à idade. Também pode diminuir a perda óssea, cortar o risco de lesões e fazer você se sentir com mais energia.
  • Alongamento todos os dias – melhora a flexibilidade e a capacidade de "esticar" as juntas, músculos e ligamentos, ajudando a diminuir a rigidez e a prevenir danos.

3. Alimente-se, beba água e viva de maneira saudável.

frutasMantenha uma dieta rica em frutas e vegetais. Eles contêm antioxidantes – substâncias que protegem e sustentam as células cerebrais; esses alimentos podem reduzir o risco de câncer, pressão alta, problemas na artéria coronária, diabetes e osteoporose.

Beba oito copos com água por dia; ela é essencial para o corpo humano. Carência de água leva à desidratação, o que pode dar a sensação de cansaço, dificultando a concentração.

4. Desenvolva um sistema de lembretes e "dicas".

Nos dias de hoje, a informação chega até nós de todas as direções o tempo inteiro. Às vezes, é necessário tomar providências extras para lembrar-nos do que é importante. Faça anotações, mantenha uma agenda, estabeleça uma rotina: mantenha coisas fáceis de perder (como miudezas) no mesmo lugar.

5. Preste atenção à cada tarefa realizada

O envelhecimento natural transforma a mente, fazendo com que se torne ligeiramente menos eficiente no processamento de novas informações. Mas isso também pode significar que você possui muitas coisas na cabeça. Diminua o ritmo e preste mais atenção em cada tarefa individualmente, seja qual for.

6. Aprenda técnicas de relaxamento

O estresse e a ansiedade podem interferir na concentração, por isso é importante encontrar tempo para relaxar.

7. Mantenha uma atitude positiva

De acordo com um estudo publicado na edição de fevereiro de 2000 de Mayo Clinic Proceedings, otimistas tendem a viver mais tempo. Pesquisadores descobriram que pessoas que demonstram um nível grande de pessimismo apresentam 19% mais riscos de morte do que aqueles com altos níveis de otimismo.

8. Faça um check-up

Saiba qual a sua pressão arterial, seu nível de colesterol e açúcar no sangue. Certifique-se que sua glândula tireóide está funcionando normalmente. São informações simples e boas indicadoras do que está acontecendo em seu corpo.

9. Converse com seu médico

Muitos fatores não-relacionados com o envelhecimento ou genética , como o uso de medicamentos, visão e audição deficientes, deficiência vitamínica, estresse, depressão e outras doenças não relacionadas com Alzheimer podem contribuir com os problemas de memória. Se você está preocupado com sua memória, consulte seu médico para determinar se existe alguma doença que esteja debilitando sua memória e encaminhá-lo para tratamento, se necessário.

Fonte: Mayo Clinic, 09/02/2001


Enviar a um amigo



[voltar] [topo]

Atenção: As informações contidas neste site têm caráter informativo e não devem ser utilizadas para realizar auto-diagnóstico, auto-tratamento ou auto-medicação. Em caso de dúvidas, consulte o seu médico.

Proibida a reprodução, distribuição ou publicação, parcial ou total, do conteúdo deste site estando o infrator sujeito às sanções legais cabíveis.


Outros artigos
bullet Mantenha a mente em forma.
bullet Automedicação: o barato que sai caro e pode ser perigoso
bullet Check-up: rotina de uma vida saudável
bullet Dez dicas para prevenir osteoporose - SBR
bullet Sono insuficiente e suas conseqüências
bullet Dicas para um sono saudável da criança
bullet A importância do sono
bullet Ajude a combater o mosquito da dengue e febre amarela.
bullet Dicas para uma boa noite de sono
bullet Como evitar o mau hálito
Home Saúde no dia-a-dia: Doenças e Prevenção: Pesquisas Científicas: Variedades: Sobre nós:
Contato Alimentação Saudável Artigos Médicos Notícias da Semana Cartão virtual Anuncie Conosco
Newsletter Atividade Física Perguntas e Respostas Arquivo de Notícias Pesquisas Online Equipe
Diretório de Saúde Saúde da Família Ponto de Vista Notícias - Setor de Saúde Testes e Curiosidades Colaboradores
Medicamentos Genéricos Vitaminas e Sais Minerais Comunidades Virtuais Agenda Serviços ao Leitor Termo de Compromisso
Dicionário Médico Fitoterápicos
Mapa do site
Desenvolvimento:Tecnoweb - Tel: (0xx21)2523-9108
Todos os direitos Reservados. 2000 - 2014 ®
Pesquisar
Inicio Newsletter Contato
Ecard Recomendar Twitter