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Saúde da Família

Dormir mais afeta positivamente o desempenho escolar

Estudo realizado com 47 alunos da oitava série mostrou que aqueles que passaram a dormir mais, apresentaram melhores resultados em testes cognitivos.

A pesquisa com duas semanas de duração dividiu os adolescentes em dois grupos. Na primeira semana, as aulas do primeiro grupo teve início mais tarde do que o usual, ou seja, a aula passou a começar às 8:30 h, enquanto a classe de controle começou no horário normal (7:30 h). Na segunda semana, ambas as classes retornaram ao horário normal.

Na primeira semana, o primeiro grupo passou a acordar mais tarde, em média, 51 minutos, enquanto durante a segunda semana, ambas as classes acordaram na mesma hora.A hora de dormir e a eficiência do sono permaneceram as mesmas durante as duas semanas.

Testes cognitivos mostraram um desempenho melhor do primeiro grupo em comparação com o grupo de controle na primeira semana, demonstrando que que uma duração maior do sono afeta positivamente o funcionamento cognitivo.

É recomendado que adolescentes tenham nove horas de sono.

A American Academy of Sleep Medicine (AASM) faz as seguintes recomendações aos adolescentes para se ter uma boa noite de sono:

"Seguir uma rotina consistente de horário para dormir.

"Estabelecer um ambiente relaxante na hora de dormir.

"Ter uma boa noite de sono toda noite " Evitar alimentos e bebidas que contêm cafeína, assim como qualquer medicamento que tenha estimulante antes do horário de dormir.

" Não ficar "estudando" até tarde para um exame, fazendo dever de casa, etc. Se as atividades pós-escola estão consumindo muito de seu tempo, considere cortá-las de seu horário.

" Manter TVs e computadores fora do quarto.

" Não ir para cama com fome, mas também não fazer uma refeição pesada antes e ir pra cama.

" Evitar qualquer exercício rigoroso nas seis horas antes da hora de dormir " Mantenha o seu quarto quieto, escuro, e fresco.

"Acordar a mesma hora todo dia .

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