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Notícias Outubro  1999

Vegetarianos têm falta de cálcio
Fonte: The American Journal of Clinical Nutrition, 14/10/1999

Um exame da quantidade de cálcio em dietas estritamente vegetarianas, que excluem laticínios, demonstrou uma deficiência na quantidade do mineral, necessário para prevenir a osteoporose.

Esses tipos de alimentação não provêem cálcio suficiente, mesmo que os indivíduos evitem sal, proteína, cafeína e outras substâncias que levam à perda do elemento.

Vários alimentos foram analisados para determinação dos níveis de cálcio, da absorção do mesmo a partir destes alimentos e da maneira pela qual componentes como as proteínas, sal ou cafeína influenciam nas necessidades do cálcio.

A pesquisa foi publicada na edição de setembro do The American Journal of Clinical Nutrition.

Muitos vegetarianos incluem leite em suas dietas, conforme a cientista Connie Weaver, logo, nesses casos, a fonte de cálcio não é problema.

A quantidade de cálcio em vegetais é muito pequena quando comparados a laticínios e muitos dos vegetais contêm substâncias que bloqueiam a habilidade do corpo em absorver o elemento. Como exemplo, brócolis é de fácil absorção pelo corpo e contém boa quantidade de cálcio, mas, para uma pessoa que evita laticínios, seriam necessárias 20 porções do vegetal por dia para obter a quantidade suficiente do nutriente. Couve também é prontamente absorvido, mas seriam necessárias 10 porções do vegetal por dia. Alcançar a quantidade diária recomendada de cálcio pode ser bastante complicado ingerindo apenas vegetais.

Não apenas os alimentos variam no conteúdo do elemento, mas também o corpo absorve o cálcio de fontes diferentes em formas diferenciadas. Por exemplo, a vitamina D do leite auxilia a absorção do cálcio, mas o espinafre, também com grandes quantidades do elemento, contém ácido oxálico, que se liga ao cálcio, impedindo 95% de sua absorção.

Alimentos com níveis elevados de aminoácidos com enxofre, como os cereais, sementes e nozes, também reduzem a retenção de cálcio.

"Tudo isso cria um problema para os vegetarianos, pois os alimentos que consomem são, freqüentemente, as únicas fontes de proteína em suas dietas e a eliminação de alimentos que influem na absorção de cálcio pode causar uma séria deficiência nutricional", diz Weaver.

O cálcio é o mineral encontrado em maior

abundância no corpo humano, utilizado em muitas funções do corpo, como o movimento de músculos, incluindo o coração.

Os ossos contêm a maioria do cálcio do corpo. Com o avanço da idade, o organismo passa a retirar dos ossos a quantidade de cálcio que necessita, o que, se em excesso, acarreta osteoporose.


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