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Notícias Junho de  2001

Dietas ricas em gordura monoinsaturada também têm efeitos positivos sobre o LDL
Fonte: Journal of Nutrition, 01/06/2001

Três dietas com base em gorduras monoinsaturadas dos óleos de oliva ou de óleo, grãos e manteiga de amendoim têm os mesmos efeitos favoráveis sobre as lipoproteínas de baixa densidade (LDL, o "mau" colesterol) observados quando do uso da dieta reduzida em gordura.

O estudo é o primeiro a avaliar e comparar a susceptibilidade do LDL à oxidação quando os participantes obedeciam a dieta americana média, a dieta com gordura reduzida e a dieta rica em gordura monoinsaturada. A oxidação das LDLs parece ter papel importante para o desenvolvimento da aterosclerose ou endurecimento das artérias. O aumento da resistência do LDL à oxidação parece desacelerar a progressão da doença.

O Dr. Penny Kris-Etherton, professor de nutrição da Universidade da Pensilvânia e autor do estudo, diz: "Os resultados sugerem que as pessoas podem comer a mesma quantidade de gordura à qual estão acostumadas sem afetar adversamente alguns marcadores das doenças cardiovasculares, contanto que alterem o tipo de gordura que consomem".

O estudo foi publicado na última edição de junho do periódico Journal of Nutrition. Compara a dieta americana padrão (35% das calorias advindas de gorduras) à dieta reduzida em gorduras (25%) e a três dietas ricas em gordura monoinsaturada (35%) contendo óleo de oliva, de amendoim ou de grãos e manteiga de amendoim.

Nove homens e treze mulheres com níveis normais de colesterol total de LDL seguiram cada uma das dietas experimentais por três semanas e meia. De cada um eram retiradas duas amostras de sangue após o final do período da dieta. O LDL foi extraído de cada amostra de sangue e, então, exposto à oxidação em laboratório. Foram observados o período de tempo necessário para o início da reação, a taxa de oxidação e a quantidade de ácido graxo oxidado produzido.

Na dieta americana, o LDL oxidava mais rapidamente quando comparado aos resultados das outras dietas. Todas as três dietas ricas em gorduras monoinsaturadas eram equivalentes à de teor reduzido de gorduras - sendo melhor que a dieta americana padrão - com relação ao período de tempo necessário para o início da oxidação e à quantidade de matéria graxa oxidada produzida.

Até que os estudos clínicos se completem, os pesquisadores afirmam que o estudo atual fornece evidências de que tanto a dieta com teor reduzido de gorduras quanto aquelas com teor elevado de gorduras monoinsaturadas dos óleos de oliva, amendoim, grãos e da manteiga de amendoim reduzem a susceptibilidade oxidativa do LDL, contribuindo para reduzir o risco de doenças do coração.

Essas são apenas mais opções, conforme diz Kris-Etherton: "Uma dieta com estilo mediterrâneo que se baseia em frutas, vegetais, óleos monoinsaturados, grãos e legumes e inclui apenas pequenas porções de carne poderia produzir as mudanças benéficas observadas no estudo. As pessoas também podem optar por produtos laticínios com baixo teor de gordura, comer manteiga de amendoim ao invés da manteiga comum ou queijo cremoso ou utilizar temperos de saladas a base de azeite, por exemplo".


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