Emedix - Portal de saúde com informações sobre doenças, prevenção, tratamento, saúde no dia a dia, nutrição e qualidade de vida.
Imagens
Diretório de Saúde Dicionário Médico Medicamentos Genéricos Comunidades Virtuais
Saúde no dia-a-dia
linha
  Alimentação Saudável
linha
  Atividade Física
linha
  Saúde da Família
linha
  Vitaminas/Sais Minerais
linha
  Fitoterápicos
linha
Doenças e Prevenção
linha
  Artigos médicos
linha
  Perguntas & Respostas
linha
  Ponto de Vista
linha
Descobertas Científicas
linha
  Notícias da Semana
linha
  Arquivo de Notícias
linha
  Notícias Setor Saúde
linha
  Agenda de Eventos
linha
Variedades
linha
  Cartão virtual
linha
  Teste seu conhecimento
linha
  Pesquisas Online
linha
  Serviços ao Leitor
linha
sobre nós
linha
  Equipe
linha
  Colaboradores
linha
  Campanhas de saúde
linha
  Anuncie Conosco
linha
  Termo de Compromisso
linha
Desenvolvimento: Tecnoweb

Notícias março 2015

Pesticidas em frutas e legumes afetam qualidade do sêmen

Human Reproduction, 31/03/2015

O primeiro estudo a investigar a relação entre a ingestão de frutas e vegetais com resíduos de pesticidas e a qualidade do sêmen dos homens mostra a baixa produção de esperma e de percentuais de espermatozóides.

O estudo mostra que os homens que comeram uma maior quantidade de frutas e legumes com altos níveis de resíduos de pesticidas tinha um 49% menor contagem de esperma e um percentual de 32% menor de esperma normalmente formados do que os homens que consumiram a menor quantidade. Além disso, o estudo com 155 homens mostrou que, em geral, a quantidade total de frutas e legumes consumidos não estava relacionada com mudanças em quaisquer medidas de qualidade do sêmen no grupo como um todo.

Jorge Chavarro , professor assistente de nutrição e epidemiologia na Harvard T. H. Chan School of Public Health, em Boston (EUA), disse: "Estes resultados não devem desencorajar o consumo de frutas e legumes. Na verdade, descobrimos que a ingestão total de frutas e hortaliças não tinha relação com a qualidade do sêmen. Isto sugere que a implementação de estratégias que visem especificamente evitar resíduos de pesticidas, como o consumo de produtos orgânicos e evitar produtos que tenha grandes quantidades de resíduos."

Estudos anteriores mostraram que a exposição ocupacional a pesticidas poderia ter um efeito sobre a qualidade do sêmen, mas até agora poucos estudos foram realizados sobre os efeitos dos pesticidas na dieta.

Prof. Chavarro, seu aluno Dr. Yu-Han Chiu e colegas analisaram 338 amostras de sêmen de 155 homens, com idades entre 18-55. A dieta desses homens foi avaliada por meio de um questionário de freqüência alimentar, que avaliava a quantidade de porções de frutas e vegetais, utilizando porções de tamanho padrão, tais como uma maçã, ou metade de um abacate.

As frutas e os vegetais foram classificados como tendo uma quantidade elevada, moderada ou baixa de resíduos de pesticidas, com base em dados do Departamento de Agricultura dos EUA. Frutas ou legumes com baixos teores de resíduos de pesticidas incluiam ervilhas, feijões, grapefruit e cebolas. Aqueles com quantidade elevada de resíduos incluíam pimentas, espinafre, morangos, maçãs e peras.

Esses dados levaram em conta a prática habitual na preparação de alimentos, tais como se as frutas e legumes foram descascados e lavados.

Os pesquisadores dividiram os homens em quatro grupos - que variou entre aqueles que ingeriram a maior quantidade de frutas e vegetais com quantidade elevada de resíduos de pesticidas (1,5 porções ou mais por dia) para aqueles que ingeriram a menor quantidade (menos de meia porção por dia). Eles também analisaram homens que comiam frutas e vegetais com quantidade baixa e moderada de resíduos de pesticidas.

O grupo de homens que ingeriram frutas e legumes com quantidade elevada de resíduos de pesticida tinha uma contagem de esperma média total de 86 milhões de espermatozóides por ejaculação, ao passo que os homens que consumiram a menor quantidade teve uma contagem média de 171 milhões de espermatozóides por ejaculação - uma redução de 49%.

A porcentagem de espermatozóides normalmente formada foi em média de 7,5% entre os homens no grupo com o menor consumo e de 5,1% nos homens com maior ingestão - uma redução relativa de 32%.

Não foram observadas diferenças entre os homens nos quatro grupos que consumiram frutas e vegetais com quantidades baixa e moderada de pesticidas. Na verdade, houve uma tendência significativa no sentido de ter uma maior porcentagem de espermatozóides com formato normal entre os homens que consumiram a maior parte das frutas e vegetais com baixa quantidade de resíduos de pesticidas - um aumento relativo de 37%, ou seja de 5,7% para 7,8%.

Os autores sugerem que a exposição a pesticidas utilizados na produção agrícola através da dieta pode ser suficiente para afetar a espermatogênese em seres humanos, mas ressaltam que existe uma série de limitações no estudo e que são necessários estudos adicionais. Além disso, a dieta foi avaliada apenas uma vez e poderia ter mudado ao longo do tempo.

Os pesquisadores não têm informações sobre se ou não o alimento foi cultivado métodos convencionais ou biológicos, bem como a exposição a pesticidas pode ter sido erroneamente classificada como não foi medido com precisão para cada homem individual.

Dr. Hagai Levine, pesquisador visitante da University-Hadassah, Israel, e Professor Shanna Swan, professor de Medicina Preventiva, ambos na Escola de Medicina Icahn no Monte Sinai, em Nova York (EUA), escreveram que "Apesar das limitações do tamanho da amostra relativamente pequeno e avaliação da exposição, o estudo traz um argumento convincente de que a exposição a pesticidas na dieta pode afetar negativamente a qualidade do sêmen. Embora esta descoberta tenha de ser replicado em outros contextos e populações, traz implicações importantes para a saúde. "

+ Artigos:


Warning: include(../../links/inc_fertilidade.php) [function.include]: failed to open stream: No such file or directory in /home/emedix/public_html/not/not2015/15mar31uro_hrj-pif-fertilidade.php on line 206

Warning: include(../../links/inc_fertilidade.php) [function.include]: failed to open stream: No such file or directory in /home/emedix/public_html/not/not2015/15mar31uro_hrj-pif-fertilidade.php on line 206

Warning: include() [function.include]: Failed opening '../../links/inc_fertilidade.php' for inclusion (include_path='.:/usr/share/pear') in /home/emedix/public_html/not/not2015/15mar31uro_hrj-pif-fertilidade.php on line 206

Buscar mais artigos:  


Enviar a um amigo

[voltar] [topo]

Atenção: As informações contidas neste site têm caráter informativo e não devem ser utilizadas para realizar auto-diagnóstico, auto-tratamento ou auto-medicação. Em caso de dúvidas, consulte o seu médico.

Proibida a reprodução, distribuição ou publicação, parcial ou total, do conteúdo deste site estando o infrator sujeito às sanções legais cabíveis.


notícias 2015
Jan Fev Mar
Abr Mai Jun
Jul Ago Set
Out Nov Dez

Mais notícias:
1999 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013 2014 2015

+ notícias
marcador Estudo mostra como a maconha suprime as funções imunes
marcador Chocolate preto é bom para diabetes Diabetic Medicine, 18/10/2010
marcador Exercícios podem aumentar o volume do cérebro de pacientes com esquizofrenia
marcador Óleo de peixe reduz risco de distúrbios psicóticos
marcador Chumbo pode ser o responsável pelo TDAH
marcador Desinfetantes podem levar ao crescimento de superbactérias
marcador O que você come depois dos exercícios faz diferença
marcador Poluição ambiental e diabetes podem estar associados
marcador Aveia é saudável
marcador Exercício reduz ansiedade, estresse e depressão na menopausa
Home Saúde no dia-a-dia: Doenças e Prevenção: Pesquisas Científicas: Variedades: Sobre nós:
Contato Alimentação Saudável Artigos Médicos Notícias da Semana Cartão virtual Anuncie Conosco
Newsletter Atividade Física Perguntas e Respostas Arquivo de Notícias Pesquisas Online Equipe
Diretório de Saúde Saúde da Família Ponto de Vista Notícias - Setor de Saúde Testes e Curiosidades Colaboradores
Medicamentos Genéricos Vitaminas e Sais Minerais Comunidades Virtuais Agenda Serviços ao Leitor Termo de Compromisso
Dicionário Médico Fitoterápicos
Mapa do site
Desenvolvimento:Tecnoweb - Tel: (0xx21)2523-9108
Todos os direitos Reservados. 2000 - 2014 ®
Pesquisar
Inicio Newsletter Contato
Ecard Recomendar Twitter